Your Jukebox | A importância do briefing musical e da reunião pré-evento
Your Jukebox - Production and entertainment events.
jukebox, produção de eventos, musica, iluminação, pistas, palcos, vj, vjay, projeção video, led, video wall, dj, djay, casamentos, festas, sonorização, aluguer, audiovisual, sistema de som
18054
post-template-default,single,single-post,postid-18054,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-6.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
 

A importância do briefing musical e da reunião pré-evento

21 Jun 2021 A importância do briefing musical e da reunião pré-evento

Quando se começa a organizar um evento, raramente se consegue pensar em todos os pormenores. Ser anfitrião do evento ou responsável pela sua organização, requer um grande planeamento e uma gestão cuidadosa de recursos e fornecedores. Independentemente de se tratar de um aniversário, de um casamento ou de um evento corporativo, existirá sempre a necessidade de fazer um sem número de reuniões, de forma a preencher todas as necessidades e cumprir requisitos.

O grau de complexidade do evento é sempre relativo, porque não está somente dependente da sua dimensão. Para além do espaço e do número de convidados, existe uma panóplia de serviços que podem ser adjudicados a diferentes fornecedores, em função dos objetivos e do grau de exigência. Deste modo, importa antecipar todas as questões pertinentes, marcar reuniões com fornecedores e preparar o evento de forma gradual e consistente, à medida que se vai obtendo a confirmação dos planos iniciais e respectivos serviços necessários.

No caso do entretenimento, em que o fornecedor de música é também normalmente responsável pela produção audiovisual, o primeiro contacto é habitualmente por email e serve sobretudo para confirmar disponibilidade, ao qual se deverá seguir uma reunião para que o fornecedor consiga compreender as necessidades do evento e apresentar uma proposta em conformidade.

Depois de todos os pormenores contratuais acertados, é altura de passar ao briefing musical. Na Your Jukebox, solicitamos a todos os clientes que contratam o serviço de DJ que preencham um questionário que nos concede a oportunidade de ficarmos a conhecer as suas preferências, restrições e restantes linhas orientadoras, de modo a conseguirmos fazer a selecção mais acertada da equipa do evento com base numa correspondência de perfis.

Mais perto da data do evento, é então fundamental que exista uma segunda reunião em que já esteja presente o responsável máximo do entretenimento musical: o DJ. Em casos excecionais de eventos de uma maior complexidade, a reunião poderá ter também a presença do LJ, VJ ou outros elementos da equipa técnica. No entanto, é importante que todos as necessidades técnicas já tenham sido asseguradas previamente e não apenas numa fase final, nomeadamente através de uma visita técnica ao local caso o fornecedor não esteja familiarizado com o mesmo. Assim sendo, a reunião de preparação (cerca de 3 ou 2 semanas antes da data) serve principalmente para rever o briefing geral (timeline, localizações, etc.) e musical do evento, sendo também a oportunidade ideal para fomentar uma relação de empatia entre o cliente e o representante da equipa operacional.

Todos estes passos são cruciais para assegurar que a equipa técnica se encontra a par de todos os passos e intervenientes do evento, conseguindo até antever possíveis imprevistos, de modo a garantir que no dia tudo corre na perfeição.

 

Fotografia: The Delight | Espaço: Pátio da Galé

 

Fotografia: The Delight | Espaço: Convento do Beato

No Comments

Post A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.